Local Government Profile

Cajati (São Paulo), Brazil  
Cajati (São Paulo)
Size
454,44 km²
Population
28.453
GDP
R $ 524,59
Hazard Types
Flood
Name of Mayor
Luiz Henrique Koga
  • "Criar políticas de redução dos riscos oferecidos pelos desastres naturais tem sido uma de nossas prioridades. Investimos em treinamentos de agentes e na mobilização da comunidade, para que saibam como agir nestes casos." Luiz Henrique Koga

  • Hazard and vulnerability profile

  • Ao analisar os desastres naturais que afetaram o Estado de São Paulo ao longo da escala temporal de 1991 a 2010, nota-se a ocorrência dos seguintes eventos naturais adversos: Erosão Fluvial, Erosão Linear, Estiagens ou secas, Geadas, Granizos, Inundação Brusca, Inundação Gradual, Movimentos de Massa, Vendaval ou Ciclones e Tornados. No total, foram analisados os registros computados em 831 documentos oficiais.
    A Cidade de Cajati ficou em 1° lugar em os municípios mais atingidos com o registro de 11 notificações no Governo Federal.

  • Disaster Risk Reduction Activities

  • O município de Cajati iniciou as atividades de Defesa Civil a partir do ano de 2008 após um grande evento de inundação, que atingiu 60 % do município afetando tanto a área urbana quanto área rural, totalizando 6.000 pessoas entre desabrigados e desalojados.
    Em 02 de abril de 2009 criou-se a Coordenadoria Municipal de Cajati através da Lei Municipal nº 953/09 a qual é ligada diretamente com o Gabinete do Prefeito.
    Analisando as características do município o qual possui problemas como deslizamentos de terras (sendo 19 pontos de risco de deslizamento em áreas já consolidadas, analisadas pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas e pelo IG - Instituto Geológico) e inundações graduais ou bruscas, este último sendo o maior problema devido ao nível do rio subir rapidamente impossibilitando ações de resposta.
    Visando ações de prevenção e ações de resposta foi realizado no município um trabalho de mapeamento de áreas de risco, realizado em conjunto com Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul com recursos do FEHIDRO.
    Após esse mapeamento intensificou-se os trabalhos de vistorias, treinamentos e capacitações visando à prevenção.
    Em 2013 realizou-se o trabalho do Plano Municipal de Defesa Civil com o objetivo organizar e estruturar as ações de proteção e defesa civil também em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul com recursos do FEHIDRO.
    Cajati possui 2 pluviômetros automáticos provenientes do projeto pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN que tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.
    http://www.cemaden.gov.br/cemadenarquivos/municipiosprio/municipiosmonitoradossudeste.pdf
    Para minimizar o risco de inundações são realizadas constantemente obras de drenagem assim como desassoreamento dos principais recursos hídricos que cortam a cidade de Cajati.
    A Coordenadoria realiza palestras em escolas, associações de bairros, igrejas, e centros comunitários e os Membros do Sistema de Proteção e Defesa Civil realizam diversos cursos e treinamentos a fim de levar maior conhecimento para todos, tentando obter maior envolvimento da população.

  • Disclaimer

  • The documents have been posted as received. The designations employed do not imply the expression of any opinion whatsoever on the part of the Secretariat of the United Nations concerning the legal status of any country, territory or area, or of its authorities.