Local Government Profile

Igrejinha (Rio Grande do Sul), Brazil  
Igrejinha (Rio Grande do Sul)
Size
135,861
Population
33711
GDP
51.326.072,16
Hazard Types
Flood, Land Slide
Name of Mayor
JOEL LEANDRO WILHELM
  • JOEL LEANDRO WILHELM

  • Hazard and vulnerability profile

  • Os riscos de desastres estão ligados à ocupação desordenada nas várzeas de inundação do Rio Paranhana e de diversos arroios que cortam o município de Igrejinha. O território do município está situado em sítio formado por morros altos e vales profundos marcados pelos talvegues de cursos de água. As altitudes no município variam de 18m (mín) a 770m(máx).
    O Rio Paranhana, que corta a área urbana de Igrejinha em toda sua extensão, no sentido N-S, caracteriza-se por ser o típico rio de montanha, com sua bacia de captação formada por relevo de elevada declividade, em vales profundos de encostas íngremes e calha encaixada, sem planícies de inundação significativas para extravasamento. O aporte rápido das águas pluviais a montante, aliado ao elevado gradiente desde sua nascente até a área central de Igrejinha , desencadeia ondas de cheia de desenvolvimento rápido e picos de enchente elevados.
    Processos erosivos instalados e assoreamento dos cursos d’água (rio e arroios), com consequente deslocamento lateral de seus cursos e instabilidade das residências ribeirinhas é frequente no município.
    Os afluentes da margem esquerda do Rio Paranhana em Igrejinha são os arroios Kampf, Ludovico, Koetz e Além. Na margem direita são afluentes os arroios Ceroula, Canto dos Renck, Voluntária, Nicolau, Solitária e Sanga Funda.
    Existem ainda, cursos d’água contribuintes de outras bacias hidrográficas como o Arroio Cadeia, que tem nascente em Serra Grande e é o principal afluente do Rio Cadeia de Santa Maria do Herval e o Arroio Vicki, que nasce na localidade de Linha Caloni e deságua no Rio da Ilha em Taquara.
    A ocorrência do maior número de desastres se dá pelo transbordamento do rio e arroios com chuvas excessivas.
    O regime de cheias dos rios e arroios no município são caracterizados ou como enxurrada, quando há chuva excessiva nas cabeceiras dos cursos de água, provocando o deslocamento da massa de água com elevada energia.
    Há ocorrência eventual de vendavais.
    A combinação de desníveis acentuados, elevadas declividades, pequena espessura de solo residual ou coluvionar sobre rocha arenítica muito cimentada e pouco permeável e presença de rocha basáltica com elevado nível de alteração torna o município extremamente suscetível a movimentos de massa.

  • Disaster Risk Reduction Activities

  • Foi executado muro de contenção na Rua Arlindo Rothmann Bairro Garibaldi (atrás da EMEF Anita Garibaldi onde houve movimento de massa em 2010) para a redução de riscos no local em 2011.
    Também em 2011 foi executado dique de proteção do Rio Paranhana junto à Rua 7 de Julho no Bairro Vila Nova, delimitando o curso do rio no seu leito original, diminuindo drasticamente o número de inundações no bairro, que sempre era um dos primeiros e mais atingidos pelas águas.
    No decorrer do ano de 2012 foi realizado desassoreamento de diversas cascalheiras no Rio Paranhana, bem como sua limpeza e desobstrução em alguns pontos; colocação de galerias pluviais de concreto no Arroio Koetz Bairro Centro na Praça Dona Luíza com aumento de largura e altura para passagem do arroio.
    Em 2013 foram realizadas as seguintes obras: abertura de canal alternativo junto ao Loteamento Morada Verde Bairro Invernada, tendo por objetivo permitir o deságue do arroio Sanga Funda, possibilitando livre fluxo das águas em direção ao Rio Paranhana em épocas com altos índices pluviométricos; limpeza do Arroio Sanga Funda no Loteamento Morada Verde Bairro Invernada para a retirada de detritos, vegetação, resíduos, para a livre passagem de águas com o propósito de evitar cheias no local, sendo esse também um dos primeiros lugares da cidade a serem inundados; limpeza do Arroio dos Renck no Bairro Figueira com a retirada de detritos, resíduos para a livre passagem das águas.

  • Disclaimer

  • The documents have been posted as received. The designations employed do not imply the expression of any opinion whatsoever on the part of the Secretariat of the United Nations concerning the legal status of any country, territory or area, or of its authorities.