Local Government Profile

Guarujá (São Paulo), Brazil  
Guarujá (São Paulo)
Size
143,4 Km²
Population
290.752
GDP
R$ 3.221.211,323
Hazard Types
Flood, Land Slide, Storm Surge, Technical Disaster, Wild Fire
Name of Mayor
Maria Antonieta de Brito
  • "Para enfrentar as adversidades, Guarujá investe na prevenção e em Defesa Civil." Maria Antonieta de Brito

  • Hazard and vulnerability profile

  • Em maio de 2005 o município de Guarujá foi atingido por uma chuva de grande intensidade que veio à ocasionar diversos escorregamentos e alagamentos que causaram a morte de duas crianças no Bairro de Vila Baiana e dezenas de desabrigados nas áreas de risco do município.
    e em 2009 o município voltou a ser atingido por intensas chuvas que causaram novamente diversos escorregamentos e alagamentos, causando a morte de duas crianças e dezenas de desabrigados.

  • Disaster Risk Reduction Activities

  • A DEFESA CIVIL E PREVENÇÃO

    A Defesa Civil de Guarujá já atua com medidas preventivas ao longo do ano todo, junto às comunidades expostas aos vários tipos de riscos (naturais, tecnológicos ou mistos) a fim de evitar ou minimizar as consequências dos eventos associados aos escorregamentos, enchente, raios, incêndios, acidentes rodoviários com carga perigosa, colapso de estruturas, etc.
    Além de atuar no socorro durante os desastres e na assistência das populações atingidas após os eventos procurando restabelecer a normalidade e o bem estar social, participa da reconstrução das áreas atingidas dando suporte técnico aos órgãos envolvidos.
    Entendendo que em alguns locais para a apresentação de palestras possam haver limitações, a Defesa Civil montou a Unidade de Orientação e Apoio que supre todas as necessidades de logística, para efetuar os trabalhos de orientação e prevenção. Dotada de televisão, sistema de som, telão e sistema de gerador independente, esta unidade será utilizada no projeto dando um suporte nos locais em que seja necessário.
    Visando atender a lei municipal n ° 2486 de 03 de junho de 1996, a Defesa Civil de Guarujá elaborou um projeto de trabalho com as crianças do ensino fundamental, em parceria com a Secretaria de Educação, com o objetivo de ampliar o conhecimento das crianças em relação ao ambiente em que vivem e também articular a Defesa civil como parceira na solução e prevenção de problemas encontrados em nossa cidade.
    Um fator determinante na política de redução de riscos é o mapeamento de áreas de riscos, realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT ( PMRR) em 2007, permitiu que a Prefeitura Municipal de Guarujá através deste instrumento , solicita-se junto ao Governo Federal o repasse de verba que permitirá a remoção da população que ocupa atualmente as áreas de risco de escorregamento , classificadas como R3( risco alto) e R4( risco muito alto).

  • Disclaimer

  • The documents have been posted as received. The designations employed do not imply the expression of any opinion whatsoever on the part of the Secretariat of the United Nations concerning the legal status of any country, territory or area, or of its authorities.