Local Government Profile

Hortolândia (São Paulo), Brazil  
Hortolândia (São Paulo)
Size
62,224km²
Population
209.139
GDP
2,804,686,486.49 USD
Hazard Types
Flood, Land Slide, Storm Surge
Name of Mayor
Antonio Meira
  • Antonio Meira

  • Hazard and vulnerability profile

  • A cidade está localizada em área propícia a vendaváis, chuvas fortes resultando em alagamento, inundações e deslizamento de terra.

  • Disaster Risk Reduction Activities

  • Reservatório evita inundação na região Central durante chuvas das últimas semanas Destaque

    Segunda, 05 Janeiro 2015 16:57 Escrito por  Sandra Alyne


    Investimento da Prefeitura resolve problema histórico
     
    A obra do reservatório às margens do Ribeirão Jacuba,em andamento na região do Jardim Minda e Carmem Cristina, no Parque Remanso das Águas, já traz resultados efetivos ao projeto de macrodrenagem, idealizado pela Prefeitura de Hortolândia para contenção de enchentes em áreas que, antes sofriam inundações. Nas últimas semanas, o reservatório captou a água de fortes chuvas que atingiram a cidade, evitando que o nível do Ribeirão Jacuba subisse rapidamente. O reservatório tem capacidade para armazenar até 840 milhões de litros de água.
    De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Iluíde Carbonero, três chuvas com volume acima de 40 milímetros deixaram as equipes de Defesa Civil em alerta, entre os dias 19 e 24 de dezembro. Apesar disso, nenhuma ocorrência foi registrada. “Historicamente, sempre que chovia acima de 40 milímetros em uma hora, inundava a região entre a Avenida São Francisco de Assis e Argolino de Moraes, no Remanso Campineiro. Desta vez, nenhuma das três chuvas comprometeu o volume do córrego. Pelo contrário. Havia, ainda, uma folga de um metro até que a água atingisse a margem”, descreveu Carbonero.
    De acordo com as medições da Defesa Civil, o maior volume de chuva foi registrado na noite entre os dias 22 e 23 de dezembro, quando choveu 68 milímetros em uma hora. Volumes acima de 40 milímetros também foram registrados nos dias 20 e 24 de dezembro. “O acumulado da chuva entre os dias 23 e 24 ultrapassa 100 milímetros. É uma situação que, certamente, causaria inundações na região central e em outros pontos a cidade, caso não existisse o reservatório de contenção de enchentes. Felizmente, tudo esteve sob controle”, afirmou o coordenador da Defesa Civil.
    Jac-2
    O reservatório Jac-2 faz parte do complexo do Parque Remanso das Águas, em implantação na região do Jardim Minda e Carmem Cristina. Além do espelho d’água, o parque conta com duas quadras poliesportivas, cada uma com 600 metros quadrados; três quadras de malha e duas quadras de bocha, parques infantis com brinquedos de madeira, como balanço, gangorra, gira-gira, trepa-trepa e escorregador, entre outros atrativos à comunidade, como academias ao ar livre, com prancha abdominal, barras paralelas, barras verticais para alongamento e barra de flexão.
    O aproveitamento da área ocorre, ainda, na utilização da pista de caminhada e ciclovia, ambas com 1.753 metros de extensão. Para comodidade dos futuros usuários do parque, a obra em andamento inclui três áreas para estacionamento, com capacidade total para 97 veículos.
    “Este será o maior parque da cidade, desenvolvido num projeto que alia uma obra importante de contenção de enchentes à qualidade de vida da população. Trabalhamos nesta área para que seja um parque de beleza visual e com diversos atrativos na área de lazer e esportes, para uso de toda a família”, destacou o prefeito Antonio Meira.
    Corredor Ecológico
    A proposta da Administração Municipal é integrar todas as regiões por meio de um corredor verde, desde o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima; passando pelo Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago; pelos parques lineares Chico Mendes e Renato Dobelin, na Região Central; além das lagoas de contenção Jac-2, no Carmem Cristina; Jac-1, que passa embaixo da Ponte Estaiada, entre o Jardim Santa Rita de Cássia e o Jardim Novo Ângulo; e o reservatório Jac-3, na região do Parque Gabriel

  • Disclaimer

  • The documents have been posted as received. The designations employed do not imply the expression of any opinion whatsoever on the part of the Secretariat of the United Nations concerning the legal status of any country, territory or area, or of its authorities.