Local Government Profile

Hortolândia (São Paulo), Brazil  
Hortolândia (São Paulo)
Size
62,224km²
Population
209.139
GDP
2,804,686,486.49 USD
Hazard Types
Flood, Land Slide, Storm Surge
Name of Mayor
Antonio Meira
  • Antonio Meira

  • Hazard and vulnerability profile

  • A cidade está localizada em área propícia a vendaváis, chuvas fortes resultando em alagamento, inundações e deslizamento de terra.

  • Disaster Risk Reduction Activities

  • Hortolândia se prepara para receber Corpo de Bombeiros Destaque
    Quinta, 30 Outubro 2014 16:23
    Escrito por  Valéria Oliveira e Sandra Alyne

    Sede provisória da corporação será no Jd. Terras de Santo Antônio
     
    A sede provisória do Corpo de Bombeiros de Hortolândia ficará localizada na entrada do bairro Jardim Terras de Santo Antonio, na Rua Luís Arten, 43. A informação é da Secretaria de Segurança da Prefeitura. A previsão é que a unidade comece a funcionar até o final deste ano. Inicialmente, a Administração planejava instalar a unidade na Região Central. A mudança é devido ao novo espaço ser amplo e a localização  estratégica, o que facilitará os atendimentos a todas as regiões da cidade. O endereço é interligado à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP 101), na entrada da cidade.
    A unidade do Corpo de Bombeiros será composta por 16 servidores: oito do Estado e oito da Prefeitura. Atualmente, Hortolândia utiliza os serviços da unidade de Campinas. O Estado garantiu os equipamentos, um caminhão tanque e uma viatura administrativa para o município. A aprovação para instalação da área aconteceu em setembro de 2013. O prédio definitivo da sede será construído na área doada pela Prefeitura no Jardim Maria de Lourdes.
    Os integrantes da corporação estão concluindo o curso de formação promovido pelo Corpo de Bombeiros de Campinas e receberão o certificado no mês de novembro, durante formatura solene. A capacitação acontece em Franco da Rocha desde junho deste ano.
    Grande conquista
    “A implantação do Corpo de Bombeiros é uma grande conquista para nossa cidade. Há anos, reivindicamos o serviço ao Estado. A Prefeitura ofereceu todas as condições para instalação da unidade em Hortolândia: disponibilizamos o prédio da sede provisória, emprestamos guardas municipais que estão em treinamento para atuar na corporação. Nossa cidade está em pleno desenvolvimento e necessita do serviço de Bombeiros. É uma avanço na área de segurança e demonstra cuidado com a vida das pessoas”, disse o prefeito Antonio Meira.
    Segundo o secretário de Segurança, Marcelo Borges, a mudança da instalação da unidade foi necessária para facilitar os atendimentos. “A corporação agrega valores às atividades realizadas no município. É fundamental possuir uma unidade do Corpo de Bombeiros aqui. Diversas indústrias em diferentes ramos estão instaladas em nosso município, além do mais, a nossa cidade se desenvolveu num ritmo acelerado, atraindo novos moradores em todas as regiões.

  • Disclaimer

  • The documents have been posted as received. The designations employed do not imply the expression of any opinion whatsoever on the part of the Secretariat of the United Nations concerning the legal status of any country, territory or area, or of its authorities.