Local Government Profile

Hortolândia (São Paulo), Brazil  
Hortolândia (São Paulo)
Size
62,224km²
Population
209.139
GDP
2,804,686,486.49 USD
Hazard Types
Flood, Land Slide, Storm Surge
Name of Mayor
Antonio Meira
  • Antonio Meira

  • Hazard and vulnerability profile

  • A cidade está localizada em área propícia a vendaváis, chuvas fortes resultando em alagamento, inundações e deslizamento de terra.

  • Disaster Risk Reduction Activities

  • Prefeitura inicia Plano de Contingência para período de estiagem Destaque
    Segunda, 11 Maio 2015 13:42 Escrito por Karen Natasha
    A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Defesa Civil, inicia neste mês o Plano de Contingência para o período de Estiagem. Até o dia 30 de setembro deste ano, serão adotadas medidas de prevenção às queimadas. Além disso, o plano prevê a promoção e recuperação da saúde da população, com base no acompanhamento dos índices de Umidade Relativa do Ar (URA). A ação acontece também em outras cidades da Região Metropolitana de Campinas.

    Segundo o coordenador da Defesa Civil, Iluide Carbonero, a prática da queimada é crime e proibida por lei, além de prejudicar a saúde. “Orientamos o munícipe a evitar tal ação pois as queimadas contribuem para a baixa Umidade Relativa do Ar, trazendo danos perigosos a saúde pública”, diz Iluide.

    De acordo com a Defesa civil, é essencial que terrenos baldios e sem construção passem por limpeza e manutenção. “Em locais de média e grande extensão, orientamos que seja feita a manutenção e construção, junto às cercas, de aceiros, isto é, espaços limpos, por meio de roçagem e retirada de materiais, que ficam entre a propriedade e a cerca e impedem que fogo se alastre, podendo chegar ao asfalto. Esta medida pode minimizar a ação da queimada, caso ela ocorra na área”, ressalta Iluide. “Tais ações são de extrema importância para a diminuição da prática de queimadas em nosso município”, explica o coordenador.

  • Disclaimer

  • The documents have been posted as received. The designations employed do not imply the expression of any opinion whatsoever on the part of the Secretariat of the United Nations concerning the legal status of any country, territory or area, or of its authorities.