Local Government Profile

Hortolândia (São Paulo), Brazil  
Hortolândia (São Paulo)
Size
62,224km²
Population
209.139
GDP
2,804,686,486.49 USD
Hazard Types
Flood, Land Slide, Storm Surge
Name of Mayor
Antonio Meira
  • Antonio Meira

  • Hazard and vulnerability profile

  • A cidade está localizada em área propícia a vendaváis, chuvas fortes resultando em alagamento, inundações e deslizamento de terra.

  • Disaster Risk Reduction Activities

  • Reservatórios de combate a enchentes garantirão reserva de água para abastecimento
    Obras em andamento vão captar água da chuva, coibir enchentes e armazenar 2 bilhões de litros
     
    Os investimentos realizados pela Prefeitura de Hortolândia para prevenção de enchentes, como a construção de lagoas de contenção e canalização de córregos, vão resultar em mais um benefício para o município: a captação e armazenagem da água da chuva, que garantirá reserva para abastecer a cidade em casos de emergência. Cerca de R$ 90 milhões são empregados na construção de três reservatórios: Jac 1, Jac 2 e Santa Fé. Com a conclusão destas obras prevista para o próximo semestre, o município armazenará 2 bilhões de litros d’água, suficiente para abastecer toda a cidade.
    “Nossas obras de drenagem avançam, com a canalização do Ribeirão Jacuba e a captação e armazenamento da água de chuva. Além de acabar com as enchentes que atingiam algumas regiões da cidade, conseguiremos garantir mais qualidade de vida à população. A Administração Municipal está numa situação favorável diante da crise hídrica enfrentada atualmente.”, enfatizou o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis.
    A obra dos reservatórios Jac 1 e Jac 2 estão em andamento na região dos bairros Jardim Carmem Cristina e Jardim Minda. O Jac 1 terá capacidade de armazenar 660 milhões de litros; o Jac 2 reservará 840 milhões de litros. O principal objetivo da obra é captar a água da chuva para evitar alagamentos na área urbana.
    Os reservatórios ficam às margens do Ribeirão Jacuba, que está sendo canalizado. Mesmo em época de chuvas fortes, os reservatórios suportarão o volume de água sem transbordar, com auxílio de uma barragem. Já em tempo de seca, as comportas das barragens ficarão fechadas e a água armazenada poderá auxiliar no abastecimento da cidade. No entorno dos reservatórios, a Prefeitura implantará um parque urbanizado com ciclovias, equipamentos de ginástica, quadra esportiva, quiosques, pista de caminhada, paisagismo e área de estacionamento, intervenções que transformarão o local em cartão postal.
    “Além de evitar as enchentes e reservar a água que seria perdida, vamos interligar todas as regiões da cidade por meio de um corredor ecológico. Hortolândia possui um diferencial em relação aos demais municípios da região, que é a localização em nosso território da nascente do ribeirão que corta a cidade. Estamos recuperando todas as áreas por onde passa o Jacuba e seus córregos, respeitando as áreas de preservação permanente e proporcionando a convivência das pessoas em harmonia com o meio ambiente”, explicou Reis.
    O projeto de interligar as regiões por meio do corredor verde já está em andamento. Exemplo disso são os investimentos da Administração no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima; o parque do Creape (Centro de Referência Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara; os parques lineares Chico Mendes e Renato Dobelin, na Região Central, e a canalização do Ribeirão Jacuba, desde o Remanso Campineiro até a região do Jardim Minda.
    “Temos, ainda, a obra do reservatório Santa Fé, que fará parte deste corredor ecológico. A intervenção está em andamento, garantindo a implantação de um parque nas margens do córrego Santa Clara e a drenagem da captação deste córrego para um reservatório com capacidade de armazenamento de 520 milhões de litros”, afirmou o secretário de Obras. A primeira etapa da obra, que consiste na criação do reservatório, já está em andamento, com previsão de conclusão para o início de 2015. Após esta etapa, a Prefeitura implantará no local um parque linear, com plantio de árvores nativas e urbanização de mais de três quilômetros de extensão. 
    “O conjunto de ações em realização pela Prefeitura proporcionam melhorias para a cidade no presente e no futuro, com garantia de abastecimento, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável”, avaliou Reis.
    Parceria com a Sabesp garante abastecimento durante estiagem
    Apesar da escassez de chuva nos últimos meses, os 14 reservatórios de abastecimento gerenciados pela Sabesp (Companhia Paulista de Saneamento Básico do estado de São Paulo), mantiveram o abastecimento normalizado no município. As reservas têm capacidade de armazenar mais de 24 milhões de litros. Atualmente, todas as regiões de Hortolândia possuem reservatórios(confira abaixo, a localização e capacidade de cada um).
    O sistema de abastecimento da companhia possui captação no rio Jaguari, de onde a água segue até a ETA (Estação de Tratamento de Água) Boa Esperança, que trata 800 litros por segundo. Mesmo com a estiagem e baixa vazão do manancial, o sistema de abastecimento em Hortolândia opera normalmente, graças aos 14 reservatórios existentes na cidade.
    Para reforçar a reserva atual, a Sabesp constrói dois novos reservatórios, um na ETA Boa Esperança e o outro no Jardim Amanda, ambos com capacidade de 5.000 m³. A companhia possui dois reservatórios operando nos mesmos locais, sendo que as obras em andamento farão o sistema dobrar a capacidade de reserva.
    Apesar dos investimentos em reservatórios, a Prefeitura alerta a população sobre a necessidade de economizar água por meio do uso racional, protegendo os recursos hídricos disponíveis.
    Reservatórios de contenção de enchentes, em construção pela Prefeitura
    JAC 1 - capacidade de armazenamento de 660.000,00 m³
    JAC 2 - capacidade de armazenamento de 840.000,00 m³
    Reservatório Santa Fé - capacidade de armazenamento de 520.000,00 m³
    Reservatórios de abastecimento, administrados pela Sabesp
    Reservatório Elevado Jardim Amanda II com capacidade de 740 m³
    Reservatório Apoiado Jardim Amanda II com capacidade de 5000 m³
    Reservatório Elevado Jardim Amanda I com capacidade de 600 m³
    Reservatório Apoiado Jardim Santa Izabel com capacidade de 1000 m³
    Reservatório Elevado Jardim Santa Izabel com capacidade de 100 m³
    Reservatório Apoiado Jardim Novo Ângulo com capacidade de 5000 m³
    Reservatório Apoiado Jardim Campos Verdes com capacidade de 3000 m³
    Reservatório Elevado Jardim Campos Verdes com capacidade de 640 m³
    Reservatório Elevado Jardim Nova Europa com capacidade de 150 m³
    Reservatório Apoiado ETA Boa Esperança com capacidade de 5000 m³
    Reservatório Elevado Parque do Horto com capacidade de 280 m³
    Reservatório Apoiado Jardim Santiago com capacidade de 2000 m³
    Reservatório Elevado Jardim São Sebastião com capacidade de 200 m³
    Reservatório Apoiado Jardim São Bento com capacidade de 1000 m³

  • Disclaimer

  • The documents have been posted as received. The designations employed do not imply the expression of any opinion whatsoever on the part of the Secretariat of the United Nations concerning the legal status of any country, territory or area, or of its authorities.

  • Campaign Events

    • 30
      Oct
      2014
      01
      Nov
      2014
    • International Society for Integrated Disaster Risk Management…
    • Canada (London, Ontario)