Local Government Profile

Lages (Santa Catarina), Brazil  
city
Size
2.644,313 km²
Population
156.727
GDP
1.245.887,17
Hazard Types
Cold Wave, Flood, Land Slide, Wild Fire
Name of Mayor
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGES SANTA CATARINA ELIZEU MATTOS - PREFEITO MUNICIPAL
  • "Nascido em Anita Garibaldi, na localidade de Rosário, casado com Cristiane Garcez, com a qual tem dois filhos: Carlos Eduardo e Maria Luiza. Formado em Economia, na Universidade de Brasília (UnB). Acumula grande experiência de gestão pública. Iniciou sua carreira em Brasília, quando foi assessor do deputado federal Dirceu Carneiro e do Senado Federal, de 1984 a 1994. Assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa em fevereiro de 2007, como suplente. Por sua brilhante atuação política, em 2008, foi indicado por unanimidade como vice-líder da bancada do PMDB na Assembleia. Membro da Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do MERCOSUL, foi eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares do MERCOSUL – UPM e vice-presidente da União Parlamentar do MERCOSUL pelo Brasil. Em maio de 2009 assumiu a liderança de Governo de Luiz Henrique da Silveira na Assembleia Legislativa, função que assumiu também no governo de Leonel Pavan (PSDB). Em 2010 foi eleito deputado estadual com expressiva votação (50. 395 mil votos) e continuou líder de Governo, até maio de 2012, de Raimundo Colombo (PSD). Sua atuação e trabalho sério por toda região lhe renderam vários títulos, entre eles, de Cidadão Otaciliense, Cidadão Cerritense, Cidadão Celsorramense, Cidadão Correiapintense, Cidadão Painelense, Cidadão Capãoaltense, Cidadão Cerronegrense, Cidadão Urubiciense, Cidadão Pontealtense, Honra ao Mérito Anitense, Medalha Comemorativa ao Centésimo Septuagésimo Aniversário da PM/SC e outros." PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGES SANTA CATARINA ELIZEU MATTOS - PREFEITO MUNICIPAL

  • Hazard and vulnerability profile

  • Lages, Terra de Encantos, berço do turismo rural, fundada em 22 de novembro de 1766, pelo bandeirante paulista Antonio Correia Pinto de Macedo, Lages é o maior município do estado de Santa Catarina em extensão territorial com 2.644,313 km². O município localiza-se na Bacia do rio Canoas, cujos principais rios são: Pelotas, Canoas, Lava-Tudo, da Divisa, Vacas Gordas, Pelotinhas, dos Macacos, do Pessegueiro, Caveiras, Piurras, Dois Irmãos e Limitão. O principal curso de água urbano é o Rio Carahá. Lages também caracteriza-se por ter altitude bem elevada, que varia de 850 a 1200 metros acima do nível do mar. O terreno do perímetro urbano de Lages é bastante acidentado, os bairros mais altos estão localizados na região denominada "Cidade Alta", que permite uma vista panorâmica de 360º da cidade. Altitude média: 884 m. Altitude no Centro da cidade: 916 m. Altitude máxima: 1.260 m. no Morro do Tributo. A vegetação predominante é a de campos e de Mata de araucária. No interior, pode-se observar a presença da coxilha, campo cheio de elevações baixas ou altas (menores que um cerro). O clima é temperado subtropical, com temperatura média de 14,3°C. Temperatura máxima absoluta: 36°C. Temperatura mínima absoluta: -7°C. Umidade relativa do ar: Média anual de 79,3%. Durante o inverno o clima é bastante frio, onde as temperaturas podem chegar a -4°C e sensação térmica de -10°C. Na região ocorrem fortes geadas e também queda de neve. Já no verão, o clima varia de agradável a quente, as temperaturas podem chegar a 34°C, podendo haver secas. O município enfrenta no inverno ondas de frio que afetam as pessoas em sua maioria de baixa renda, bem como os rios ponte grande, passo fundo, Carhá e Caveiras que cortam e/ou circundam o município constantemente transbordam em razão das chuvas e ocasionam inundações e alagamentos, sendo que somente no ano de 2013 foram três eventos em fevereiro, em agosto e o último nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2013 que atingiram mais de 3.000 pessoas, deixando 988 desabrigadas ou desalojadas.

  • Disaster Risk Reduction Activities

  • Instalação de pluviômetros no ano de 2013 para balizamento da quantidade de chuvas e remoção de pessoas de áreas prováveis de inundação/alagamento. Projeto em fase de elaboração para desassoreamento do rio carhá.

  • Disclaimer

  • The documents have been posted as received. The designations employed do not imply the expression of any opinion whatsoever on the part of the Secretariat of the United Nations concerning the legal status of any country, territory or area, or of its authorities.