Local Government Profile
Curitiba (Paraná) - Brazil
 
 
Rafael Valdomiro Greca de Macedo
MAYOR
"Curitiba irá desenvolver uma Gestão Integrada, envolvendo todos os principais atores de nossa municipalidade, visando a construção de uma cidade mais resiliente, proporcionando qualidade de vida ao cidadão curitibano e o desenvolvimento sustentável do Município!"
Website of the city : www.curitiba.pr.gov.br
Size : 435,495 km2 sq km
Population : 2013 - 1.848.943
Part Of : Paraná
Hazards : Cold Wave, Drought, Epidemic & Pandemic, Flood, Land Slide, NBC - Nuclear, Biological, Chemical, Storm Surge, Technical Disaster
HAZARD AND VULNERABILITY PROFILE
Curitiba é frequentemente assolada por eventos climáticos relacionados à precipitação atmosférica intensa. Essas chuvas intensas são acompanhadas, por vezes, de ventos muito fortes que causam danos à nossa cobertura arbórea, à rede elétrica e às residências. Registramos com maior frequência as inundações e alagamentos, predominando as rápidas na porção Norte e lentas na porção Centro e Sul. Deslizamentos de encostas são frequentes quando os solos ficam saturados com água. Acidentes com transporte de produtos químicos, incêndios e vazamentos diversos são ocorrências registradas subsidiariamente.
DISASTER AND RISK REDUCTION ACTIVITIES
Curitiba tem uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) bem organizada e operacional. A COMPDEC, possui como objetivos principais a prevenção de desastres, a preparação para emergências e desastres, a resposta aos desastres, a reconstrução e a recuperação. Coordena essas ações junto às 10 Administrações Regionais da cidade, que são nominadas no Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil como Subsecretarias Municipais de Proteção e Defesa Civil, bem como as Comissões Especias de Segurança, de Abrigos, depósitos e donativos, de Alimentação, de Vistorias, de Transportes e comunicações, de Voluntários, de Saúde, representados pelas equipes de cada Secretaria Municipal na Administração Regional, bem como os representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil é regido pela lei 10.645/05, instituindo inclusive um Grupo de Atividades Fundamentais (GRAF), constituído pela Administração Direta e Indireta da Prefeitura de Curitiba e Instituições e pessoas cujo caráter de suas atividades possam contribuir para a resiliência da cidade, com a finalidade precípua de assessorar o Coordenador Geral de Proteção e Defesa Civil e colaborar na elaboração dos Planos de Contingência e de Emergência, e ainda no Plano Diretor de Proteção e Defesa Civil do Município de Curitiba.