Local Government Profile
Cajati (São Paulo) - Brazil
 
 
Luiz Henrique Koga
MAYOR
Criar políticas de redução dos riscos oferecidos pelos desastres naturais tem sido uma de nossas prioridades. Investimos em treinamentos de agentes e na mobilização da comunidade, para que saibam como agir nestes casos.
Size : 454,44 km² sq km
Population : 2013 - 28,453
Part Of : São Paulo
Hazards : Flood
HAZARD AND VULNERABILITY PROFILE
Ao analisar os desastres naturais que afetaram o Estado de São Paulo ao longo da escala temporal de 1991 a 2010, nota-se a ocorrência dos seguintes eventos naturais adversos: Erosão Fluvial, Erosão Linear, Estiagens ou secas, Geadas, Granizos, Inundação Brusca, Inundação Gradual, Movimentos de Massa, Vendaval ou Ciclones e Tornados. No total, foram analisados os registros computados em 831 documentos oficiais. A Cidade de Cajati ficou em 1° lugar em os municípios mais atingidos com o registro de 11 notificações no Governo Federal.
DISASTER AND RISK REDUCTION ACTIVITIES
O município de Cajati iniciou as atividades de Defesa Civil a partir do ano de 2008 após um grande evento de inundação, que atingiu 60 % do município afetando tanto a área urbana quanto área rural, totalizando 6.000 pessoas entre desabrigados e desalojados. Em 02 de abril de 2009 criou-se a Coordenadoria Municipal de Cajati através da Lei Municipal nº 953/09 a qual é ligada diretamente com o Gabinete do Prefeito. Analisando as características do município o qual possui problemas como deslizamentos de terras (sendo 19 pontos de risco de deslizamento em áreas já consolidadas, analisadas pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas e pelo IG - Instituto Geológico) e inundações graduais ou bruscas, este último sendo o maior problema devido ao nível do rio subir rapidamente impossibilitando ações de resposta. Visando ações de prevenção e ações de resposta foi realizado no município um trabalho de mapeamento de áreas de risco, realizado em conjunto com Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul com recursos do FEHIDRO. Após esse mapeamento intensificou-se os trabalhos de vistorias, treinamentos e capacitações visando à prevenção. Em 2013 realizou-se o trabalho do Plano Municipal de Defesa Civil com o objetivo organizar e estruturar as ações de proteção e defesa civil também em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul com recursos do FEHIDRO. Cajati possui 2 pluviômetros automáticos provenientes do projeto pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN que tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. http://www.cemaden.gov.br/cemadenarquivos/municipiosprio/municipiosmonitoradossudeste.pdf Para minimizar o risco de inundações são realizadas constantemente obras de drenagem assim como desassoreamento dos principais recursos hídricos que cortam a cidade de Cajati. A Coordenadoria realiza palestras em escolas, associações de bairros, igrejas, e centros comunitários e os Membros do Sistema de Proteção e Defesa Civil realizam diversos cursos e treinamentos a fim de levar maior conhecimento para todos, tentando obter maior envolvimento da população.